Você já teve a sensação de que uma alegria contagiante se transformou em tristeza em questão de segundos? Ou mesmo que o amor desenvolvido por uma pessoa virou ódio por conta de uma atitude que foi interpretada como traição? Se sim, este post foi feito para você!
A Síndrome de Borderline, também conhecida como transtorno de personalidade limítrofe, é caracterizada pelas alterações repentinas de humor, receio em ser abandonado pelos colegas e por atitudes compulsivas, como usar o orçamento do mês em coisas supérfluas.
Dessa forma, pessoas diagnosticadas com a Síndrome de Borderline têm comportamentos compulsivos, bem como gastar dinheiro sem necessidade e comer descontroladamente. Além disso, elas apresentam quadros de instabilidade de maneira constante e contínua.
Pensando na importância de falar sobre a Síndrome de Borderline nos dias atuais, preparamos um conteúdo completo para que você possa esclarecer todas as suas dúvidas e entender sobre os seguintes assuntos:
O que é a Síndrome de Borderline?
Quais são os sintomas da Síndrome de Borderline?
Como tratar a Síndrome de Borderline?
O que é a Síndrome de Borderline?
De forma geral, a Síndrome de Borderline é o transtorno de personalidade causado por mudanças no jeito de ser, sentir e se relacionar de um indivíduo. Trata-se de um transtorno mental que foge dos padrões de comportamento considerados ''saudáveis'' ou ‘’normais’’.
Além disso, pode-se observar que a Síndrome de Borderline causa instabilidade contínua no humor, comportamento, auto-imagem e funcionamento do indivíduo. Entre os sintomas mais comuns, é possível destacar a sensação de inutilidade, insegurança e impulsividade.
Sendo assim, as variações de humor provocadas pelo transtorno de Borderline resultam em ações impulsivas e na construção de relacionamentos instáveis, sejam eles interpessoais ou intrapessoais. Com isso, nota-se, inclusive, a dificuldade de manter relações saudáveis.
É importante ressaltar que a Síndrome de Borderline é um dos transtornos comportamentais mais lesivos, uma vez que pode acarretar em quadros de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem sucídio.
Quais são os sintomas da Síndrome de Borderline?
Como mencionamos anteriormente, pessoas Borderline podem sofrer alterações extremas e repentinas de humor e, na maioria dos casos, demonstram incertezas sobre quem são. Como consequência, seus interesses e perspectivas de vida podem mudar com o tempo.
Por vezes, esta síndrome é confundida com outras doenças psíquicas, como a esquizofrenia ou doenças bipolar. No entanto, os sintomas são diferentes, bem como suas características. Os sinais principais da Boderline incluem:
1. Necessidade de nunca se sentirem sozinhas
O indivíduo diagnosticado com Borderline aplica esforços constantes para amenizar um sentimento de rejeição que, por sua vez, pode ser real ou imaginário.
Dessa forma, o medo de abandono gera uma necessidade enorme de jamais se sentirem sozinhas, rejeitadas ou sem apoio.
2. Relações intensas e instáveis
É comum observar um padrão de relações intensas e instáveis com familiares, amigos e entes queridos na pessoa Borderline. Na maioria das vezes, este estágio de ‘’adoração’’ transcorre por fases repentinas de amor (idealização) a extrema fúria (desvalorização).
A impulsividade também é uma característica da Síndrome de Borderline. Trata-se de uma forma em que o indivíduo idealiza pessoas, se apaixona e desapaixona em questão de segundos. Desenvolvem admiração e desprezo rapidamente.
3. Auto-imagem distorcida
Outro sinal extremamente predominante da Síndrome de Borderline é a auto-imagem distorcida em relação a si mesmo. O paciente não consegue se enxergar da forma que é, criando contextos distorcidos para suas atividades e comportamentos.
Vale ressaltar que a pessoa Borderline apresenta quadros de baixa autoestima e, em alguns casos, é insegura em relação ao seu corpo.
4. Comportamentos impulsivos
Comportamentos impulsivos são geralmente muito perigosos. Eles representam gastos excessivos e comportamentos extremos, como praticar sexo sem proteção, abusar de alcool e drogas, dirigir de forma imprudente e compulsão.
5. Atitudes suicidas
Atitudes suicidas recorrentes e ameaças de ações autodestrutivas também são sintomas da Síndrome de Borderline. É possível acompanhar casos de pessoas que se machucam, queimam, furam e cutucam o próprio corpo por vontade de sentir dó de si mesmas.
6. Sentimentos de vazio e solidão
Um dos sintomas mais comuns do transtorno de Borderline são os sentimentos de vazio e solidão. Os pacientes possuem um grande medo de rejeição. Por isso, pequenos indícios de rejeição causam um desequilíbrio emocional desproporcional à situação.
Há uma lista de outros sintomas que compõem o quadro de Borderline. Entre os demais que são recorrentes no contexto de sentimentos, é possível citar:
Humor intenso e altamente variável;
Fúria, raiva ou ódio intensos;
Presença de pensamentos ou atitudes irreais.
Como tratar a Síndrome de Borderline?
Por fim, vale mencionar que há, sim, tratamentos para a Síndrome de Borderline. Eles podem ser divididos em sessões de psicoterapia, que podem ser realizadas individualmente ou em grupo (dependendo da necessidade e diagnóstico do paciente).
Geralmente, a terapia comportamental é a mais utilizada em pessoas Borderline, uma vez que trata diretamente de quadros suicidas. Além disso, a terapia cognitivo-comportamental também é uma grande aliada, visto que reduz as alterações de humor e a ansiedade.
Outro método recomendado é o tratamento com base em remédios, que embora não seja a única ou a principal forma de tratamento, devido aos seus efeitos colaterais, podem contribuir para a redução de sintomas.
E você, conhece alguém que possui o transtorno de Boderline? Já tinha ouvido falar sobre a síndrome? Deixe aqui seu comentário e conte a sua experiência para nós!
Comments