Que chocolate é muito bom todo mundo concorda, não é mesmo? Mas o que poucas pessoas sabem é que ele também pode contribuir para a sua saúde mental.
Estudos mostram que o consumo de uma pequena barra de chocolate com 70% de cacau pode trazer benefícios mentais e físicos.
Nesse estudo, foram recrutados voluntários saudáveis com 22 a 40 anos de idade. Foi pedido a cada participante que consumisse 48 gramas de chocolate negro com 70% de cacau.
Antes de consumirem o chocolate e cerca de 30 minutos e 120 minutos depois, os participantes foram submetidos a um eletroencefalograma para medir a sua atividade cerebral.
Como resultado, o consumo do chocolate negro conduziu a um aumento benéfico na frequência gama nas regiões do cérebro envolvidas na memória e processamento sensorial.
Além disso, outro estudo propõe que o chocolate deve ter no mínimo 70% de cacau para gerar efeitos positivos sobre o corpo.
O segredo são os chamados flavonoides, presentes no cacau. Esses componentes têm um efeito anti-inflamatório, além de regular os lipídios no sangue e reduzir o colesterol. Eles também retardam o envelhecimento e melhoram a memória e o desempenho mental.
Levando isso em consideração, preparamos este conteúdo para falar um pouco mais sobre os benefícios do chocolate para a saúde mental e, claro, as nossas receitinhas deliciosas que não podem faltar, não é mesmo? Acompanhe!
Chocolate melhora o humor
É isso mesmo que você leu, o chocolate pode melhorar o seu humor e deixar seu dia bem mais feliz. Quer motivo maior para consumir essa delícia?
Os estudos divergem sobre os efeitos do chocolate sobre o humor e a felicidade. Porém, é certo que esse alimento fornece ao corpo o aminoácido triptofano, essencial para produzir a serotonina, neurotransmissor ligado ao humor, ao sono e ao apetite.
O chocolate também está ligado à recompensa. Desde criança, as pessoas recebem um pedaço do quitute depois de fazer algo de bom.
O sentimento positivo resultante disso pode ser explicado pelo neurotransmissor dopamina, responsável pelo sistema de recompensa no cérebro.
O chocolate e a saúde mental
A nutricionista Mariellen afirma que quantidades significativas do aminoácido triptofano, responsável por elevar os níveis de serotonina, dopamina e feniletilamina, é possível obter os neurotransmissores da felicidade, do prazer e da paixão.
Além disso, o chocolate tem o poder de auxiliar na melhora do humor e na diminuição da ansiedade e do estresse, o que beneficia sua saúde mental.
Mas atenção: ele é apenas um ajudante nessa missão. Se você tiver sintomas de depressão ou de ansiedade, é necessário procurar um psiquiatra para fazer um tratamento adequado.
Cacau e seus nutrientes
Magnésio, ferro, cromo, manganês, zinco, cobre, vitaminas B6, B3 e C, além de fibras, são os nutrientes do cacau que se destacam. Eles são essenciais para o bom funcionamento do organismo.
E agora vamos para a parte que a gente mais gosta: as receitinhas. Separamos receitas muito boas feitas com chocolate, veja:
Doce preguiça de chocolate
Ingredientes:
01 lata de leite condensado;
01 caixinha de creme de leite;
03 colheres de sopa de cacau em pó ou chocolate em pó;
350g de chocolate meio amargo ou ao leite derretido;
01 envelope de gelatina sem sabor em pó.
Modo de preparo:
Em uma tigela misture o chocolate derretido e o creme de leite. Adicione o leite condensado e o cacau em pó. Mexa até ficar homogêneo.
Prepare a gelatina conforme as instruções do fabricante e adicione nesta mistura. Unte uma assadeira com óleo, coloque a mistura de chocolate e cubra com plástico.
Leve a geladeira até endurecer, cerca de 25 minutos. Desenforme e coloque granulados, cerejas ou cacau em pó para decorar.
Chocolate quente com leite de coco
Ingredientes:
100 g de coco seco;
400 ml de água;
1 colher sopa de cacau;
50g de chocolate em barra;
50g de tâmaras.
Modo de preparo:
Hidrate as tâmaras em água morna por 30 minutos. Em seguida, processe até obter uma pasta e reserve.
Bata os pedaços de coco seco com água em um liquidificador por 5 minutos ou até que fique bem homogeneizado. Coe em uma peneira fina e reservar o leite de coco.
Derreta o chocolate em banho-maria e adicione ao leite de coco, junte a pasta de tâmara e o cacau em pó. Bata tudo no liquidificador e leve ao fogo brando até aquecer.
Brownie no pote
Ingredientes:
1/3 xícara de farinha trigo;
½ colher de chá de sal;
½ colher de chá de bicarbonato de sódio;
115 g de manteiga sem sal amolecida;
½ xícara de açúcar mascavo compactado;
½ xícara de açúcar refinado;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
1 ovo grande;
½ xícara de chips de chocolate;
Sorvete de creme para servir.
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 190º C. Em uma tigela pequena, misture a farinha, o sal e o bicarbonato.
Na batedeira, bata a manteiga em creme, adicione os açúcares e bata até ficar fofo, cremoso e clarinho (mais ou menos 2 minutos). Adicione a baunilha e o ovo e bata por mais 1 minuto.
Acrescente metade da mistura de farinha à massa e misture somente até que os ingredientes secos estejam incorporados. Repita a operação com o restante da mistura seca (pode ser batido na batedeira, porém pouco).
Misture os chips de chocolate na massa, com uma espátula. Divida a massa entre os ramekins: quatro colheres de sopa para cada recipiente. Alise com uma espátula. Leve os ramekins para assar por 15 minutos no forno pré-aquecido.
Sirva com sorvete de creme!
Dica: As massas podem ser preparadas com um dia de antecedência. A massa também pode ser congelada nos ramekins por três meses. Não é necessários descongelar antes de assar.
E aí, o que achou das nossas receitas? Agora você pode comer chocolate sabendo que ele faz bem para a sua saúde mental.
Conhece outra receita com chocolate? Fale aqui com a gente e compartilhe esse conteúdo com um amigo.
Kommentarer