top of page
LM

Psiquiatra, psicólogo, clínico e neurologista: qual a diferença?



Imagine uma pessoa triste, muito triste, por isso não come direito e muitas vezes passa mal. Imagine também que um parente de sua família sofre de convulsões e tenta o suicídio.


Qual profissional essa pessoa deve procurar nessa situação? Um clínico geral, por conta do pouco apetite? Um psicólogo por causa da dor? Ou talvez um psiquiatra, já que você tem histórico familiar de distúrbios neurológicos?


Neste texto, vamos explicar o papel de cada um desses profissionais e te ajudar a saber a quem buscar, de acordo com seus sintomas.


A seguir, você verá o papel de cada um desses profissionais e quem deve buscar, de acordo com seus sintomas.

  • O que faz um clínico geral;

  • O que faz um psiquiatra;

  • O faz um neurologista;

  • O que faz um psicólogo;

  • Diferenças entre psiquiatra e psicólogo;

O que faz um clínico geral?


O clínico geral tem como função é avaliar de forma abrangente os sintomas dos pacientes e deduzir suas possíveis causas.


Após a avaliação inicial, ele pode solicitar exames laboratoriais e exames diagnósticos para que seja feito o tratamento mais adequado. Em alguns casos, quando achar necessário, encaminhará os pacientes para as especialidades que considera mais importantes, como por exemplo o neurologista ou o psiquiatra.


Com uma visão holística do corpo, é o profissional mais indicado para encaminhamentos precisos com base em cada patologia. Também é importante para pacientes complexos que requerem acompanhamento de diferentes especialistas, integrando outras especialidades em um único plano de cuidados.


O que faz um psiquiatra?


Os psiquiatras são médicos especializados em psiquiatria, um campo que requer pelo menos oito anos de estudo.


Na maioria dos casos, o profissional se concentra nas partes orgânicas do transtorno mental. Isso significa que o psiquiatra compara as informações com os sintomas apresentados, incluindo histórico familiar e outros fatores necessários para o diagnóstico.


Os psiquiatras geralmente solicitam exames laboratoriais e exames neurológicos para uma avaliação completa. Como médicos, os psiquiatras são capazes de prescrever medicamentos para seus pacientes.


Casos nos quais o psiquiatra é importante:

  • Esquizofrenia;

  • Dependência;

  • Depressão;

  • Bipolaridade;

  • Transtornos de Ansiedade.

O que faz um neurologista?


Os neurologistas também são médicos. Neste caso, pessoas que estudam e lidam com distúrbios das estruturas do sistema nervoso: cérebro, medula espinhal, nervos e músculos. É sua responsabilidade diagnosticar e tratar todas as doenças que envolvem o sistema nervoso.


As doenças mais comuns tratadas por ele são as dores de cabeça, problemas de memória, distúrbios dos movimentos, crises convulsivas e epilepsia.


Ao se especializar em um sistema amplo, os neurocientistas podem abordar funções muito além dos neurônios, ao contrário do que muitos podem pensar. Por isso, é importante não ignorar os chamados sintomas banais, mesmo que não pareçam estar relacionados a um distúrbio neurológico, e procurar ajuda médica profissional aos primeiros sinais de que algo não está bem.


Principais sintomas de problemas neurológicos:

  • Dor de cabeça;

  • Confusão mental e perda de memória;

  • Distúrbios do sono;

  • Fraqueza muscular.

O que faz um psicólogo?


Este é um curso com formação em psicologia e ciência que se concentra no estudo do comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, seu objetivo é entender e decifrar os pensamentos, emoções e sentimentos humanos.


Portanto, os psicólogos usam a terapia como uma ferramenta para investigar questões ligadas aos problemas psicológicos e comportamentais. Para obter um diploma, você passa por cinco anos de graduação e depois pode trabalhar em diferentes áreas, como clínica, esportes, organizações, escolas e até direito.


O acompanhamento psicológico é feito com conversas técnicas e testes psicométricos, e ao contrário do que muitos acreditam, as conversas são mais do que apenas "rajadas". É importante ressaltar que todos os testes psicológicos são destinados ao uso exclusivo de psicólogos, únicos profissionais autorizados a estudar e aplicar esses testes.


Um psicólogo, também conhecido como psicoterapeuta, usará diferentes técnicas para chegar à raiz de um problema enquanto explora as dimensões sociais e biológicas de um indivíduo para entender melhor a situação.


Recentemente, em meados de 2018, foi aprovada a psicoterapia online. Desde então, os psicólogos podem realizar aconselhamento psicológico e acompanhamento por meios tecnológicos.


Diferenças entre psicólogo e psiquiatra


Superficialmente, a diferença é que os psicólogos investigam o comportamento humano, procurando as causas do comprometimento cognitivo em seus pacientes, enquanto os psiquiatras trabalham nos aspectos orgânicos da patologia.


Assim, devemos deixar claro que a combinação dessas duas especialidades costuma ser a melhor maneira de proteger a saúde mental dos pacientes.


Enquanto os psiquiatras introduzem drogas para reduzir os sintomas, os psicólogos usam técnicas proprietárias para investigar o que levou os pacientes a esse estado.


Ou seja, os psicólogos assumiram o papel de investigar, descobrir e ajudar os pacientes a lidar com pensamentos e comportamentos disfuncionais para que possam se curar. Podemos usar a ansiedade como exemplo.


Nesses casos, um psiquiatra será responsável por diagnosticar e prescrever medicamentos que reduzam os sintomas e aliviem a dor. Ao mesmo tempo, o psicólogo trabalhará com o paciente para que ele entenda o problema e, assim, resolvê-los.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page